Perder um ente querido pode ser o momento mais desafiador de nossas vidas, e ter que lidar com a burocracia do inventário pode ser ainda mais difícil. Nós ajudamos famílias a passar por esse processo de forma leve, cuidando de tudo para que você não tenha essa preocupação.
Por que fazer o inventário?
A herança inclui bens, direitos e dívidas do falecido. Sem inventário, os herdeiros não podem vender ou administrar esses bens, e as contas continuam gerando despesas.
Fases do inventário
Abertura: Deve ser feita em até 60 dias após o falecimento. Pode ser no cartório (se houver acordo) ou na Justiça (se houver disputa ou herdeiros menores).
Levantamento dos bens em nome do falecido: Inclui imóveis, veículos, dinheiro, investimentos, joias, direitos autorais e também dívidas, como empréstimos e financiamentos.
Pagamento do ITCMD: O imposto sobre herança deve ser pago antes da partilha. Será emitido boleto e enviado aos herdeiros.
Divisão dos bens e conclusão: Os bens são distribuídos conforme a lei, testamento ou acordo entre herdeiros, e a transferência é concluída.
Precisa de ajuda para resolver um inventário? Entre em contato!